Estado mínimo x Estado maior

29/06/2018

Gênio na política brasileira só existiu um: "Meu nome é Eneas"! 

O Brasil tem produzido políticos e 'economistas' genéricos em grande quantidade, manipuláveis, cujo efeito colateral pode ser irreversível. 

O debate acerca da natureza e função política do Estado não pára. Ainda questiona-se sobre, "qual é a função do Estado na sociedade afinal"? Ou ainda, "a sociedade (pós) moderna proporciona mudanças estratégicas na função que o Estado desempenha ou deve desempenhar"? Não é difícil refutar as falácias e contradições dos que defendem um Estado mínimo ou maior e ignoram a dimensão dos aspectos da natureza do Estado: ontológico; o modo de ser do Estado. Ôntico; função do e dever-ser do Estado. Se no aspecto ontológico que mostra-se no modo de ser do Estado, a função do Estado se dá justamente pelas relações inter-humanas, ou seja, onticamente, o Estado cumpre o papel de administrador das relações econômicas advindas da produção do capital dessas relações. Então, a questão, historicamente é de como os governantes se comportam quanto administradores do bem público e não propriamente do modelo de Estado. 

Estado estático e dinâmico 

Os axiomas nem sempre condizem porque a sociedade é dinâmica e mutável nas relações inter-humanas de produção do capital. É a celeridade das transformações  e mutações sociais que nos permite perceber o dinamismo da sociedade: fatores políticos, sociais, econômicos e consuetudinários, ambientais, geográficos e históricos, são determinantes para profunda reflexão da função que o Estado de protagonizar. 

Fala-se do papel do Estado, ou do papel de determinado Estado ante os fatores axiomáticos e históricos do modo de ser do Estado? 

Uma República que se constrói sob a práxis da justiça e do bem será uma República Forte.

Basta uma declaração estúpida, interpretada como resposta "inteligente", que , um bando de idiotizados que migrou para qualquer coisa chamada "Direita Liberal", uma versão "melhorada" da esquerda, uma adaptação de ideias "revolucionárias" que encobre o MESMO, grita MITO! Insanidade política generalizada.

O MESMO SISTEMA DE IDEIAS COM PEQUENOS RETOQUES! 

"Contracultura" do MESMO é revolução nenhuma ou política reacionária, travestida do menos ruim?

Eu estou saturado dos pseudos economistas , dos pesquisadores de GOOGLE onde todo lixo , entulho de besteirol é encontrado e em seguida descarregado à mente do povo. Intelectuais virtuais e escravos das academias, disseminadores de utopias. Repetem o que ouvem, NÃO CRIAM NADA, NÃO CRITICAM TEORICAMENTE NADA, NÃO PRODUZEM ABSOLUTAMENTE NADA. NÃO HÁ ANTÍTESE À TESE DE NADA. 

Trata-se de análise da configuração do mode de ser Estado, e não apreender falácias especulativas noticiadas pelas mídias e cisternas boçais de determinados políticos. 

CAMBADA DE JUMENTOZOIDES!

VOU LIMPAR A BUNDA COM OS TÍTULOS E DIPLOMAS DESSES ROBOTIZADOS DAS ACADEMIAS E OFERECER CAPIM PARA OS BOIS E JUMENTOS QUE SE MISTURAM EM "DIREITA" E ESQUERDA.

A TEORIA DO ESTADO MÍNIMO A FALÁCIA QUE REVERBERA A PSEUDOCIÊNCIA POLÍTICA FOI CHUTADA PELO GÊNIO ENÉAS. 

NATUREZA  POLITICA DO ESTADO/ESTADO MÍNIMO OU MAIOR?

O que eu defendo é que Estado menor e Maior não é só um modelo de controle e liberdade da produção 'capital economia', mas, sobretudo, condições do Estado: um governo que se legitima com virtude politica, ética e moral, por exemplo, como pretende ser Bolsonaro, um Estado "Maior" será administrado, mas NÃO controlado para fins de corrupção e supressão de direitos e para privilégios de maiorias. 

O Estado forte é o Estado necessário para a subsistência da República

 Se o presidente, cuja prerrogativa são diversas tem a majoritária de um congresso, por quê razão a estatização, quando o mesmo tem o poder da administração e prerrogativa de determinar os ministérios e administradores para as empresas públicas?

O discurso é contraditório e a teoria também, principalmente vindo de políticos que se dizem Morais.

Um presidente honesto, moral e comprometidos com valores éticos, tem condições de administrar o bem público sem ter que privatizar. O problema do Brasil é corrupção, e se dá através do monopólio das estatais, ou seja, se há um governo que aplica os recursos públicos e distribui o PIB de forma justa e não desigual, privatizar pra quê? 

 Para onde vai 25% do PIB + 3% do recurso circulante? 

O Brasil tem a estrutura político econômica mais cara do planeta, é  o 7º no ranking de arrecadação do PIB, no entanto, é RICAMENTE MISERÁVEL. Não é o modelo de Estado, menor ou maior, mas o grau de comprometimento dos governantes com a administração do bem público. Ética da responsabilidade do Estado e ética do CAPITAL do trabalhador. O Estado administra a economia, mas não gera. O Estado controla a economia pelo modo de ser, ou de-vir-ser? É Lastimável ouvir "economistas" renomados defendendo conveniências.

Não digo que o Estado controle tudo, é possível ocupar-se com o necessário, e o necessário é o que gera a economia e contempla o contribuinte com o necessário também: Saúde, educação, segurança, condições para moradia digna, e não subserviência para se ter moradia. Existem leis observáveis na sociedade , há efeitos ontológicos e ônticos na natureza do Estado:

Ontologicamente o ser Estado estático, qualquer desequilíbrio torna-o tudo menos Estado. Onticamente é dinâmico e determinado pelas relações inter--humanas pela axiologia do CAPITAL, e CAPITAL É TODO BEM PRODUZIDO, CONCRETO OU ABSTRATO.

Se o Estado é extremamente maior, o caos é inevitável, se mínimo, condições e possibilidades não serão REALIDADE, isso porque o Estado mínimo é controlado por um Estado político que do mesmo modo controlará o Estado.

Como é possível defender um Estado mínimo, propor "reformas", corte de ministérios, mas aumentar o número de ministros do STF para 21? O judiciário tem o segundo maior custo da estrutura política, e os sujeitos públicos não estão satisfeitos com os altos salários, eles querem ainda, auxílio moradia entre outros benefícios 'constitucionais'. O problema do Brasil é mesmo o tipo de Estado?

"Temos até pensado: vamos passar pra 21 ministros, se tiver um acordo, para gente colocar lá dez do nível do Sérgio Moro, para termos a maioria lá dentro. Pensamos até nisso porque para você, como presidente, governar com esse Supremo que está aí, está complicado", declarou Bolsonaro.  

EQUILÍBRIO.

Eu não repito tese e teoria, eu crio uma antítese de ambos, a Estado forte, o necessário.

Se não compreenderem, eu coloco-me a disposição dos teóricos economistas. E por falar nisso, tipo de teórico da economia é o Paulo Guedes?

OBS. ARTIGO NÃO REVISADO ORTOGRAFICAMENTE.

Por Alessandro Moreno

Teólogo, filósofo e escritor.


Clique aqui e comece a escrever. Error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut.

Perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet consectetur adipisci velit sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat.

Quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet consectetur adipisci velit sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem ut enim ad minima.

Clique aqui e comece a escrever. Qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet consectetur adipisci velit sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem.

Sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet consectetur adipisci velit sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et.

EU DEFENDO BRASIL - Blog de política
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora